Adicionar variados tipos de nozes à sua alimentação diária pode diminuir os riscos de desenvolver doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças respiratórias, além de serem uma ótima fonte de fibra e gorduras boas.
Esses efeitos benéficos à saúde são atribuídos às grandes quantidades de fibras e nutrientes que elas contêm além dos antioxidantes que lutam contra os danos celulares e podem prevenir o câncer. Enquanto elas são altamente calóricas, são cheias de gorduras boas, que auxiliam na redução das chances de desenvolvimento de problemas relacionados ao coração. As nozes também podem ajudar a evitar ganho de peso exagerado.
Segundo os estudos divulgados na BMC Medicine, com dados de cerca de 800.000 pessoas, acrescentar nozes à sua dieta garante vários benefícios ao organismo. De acordo com as pesquisas, as pessoas que comiam 20g de qualquer tipo de noz por dia (sejam avelãs, nozes-pecã, amêndoas ou amendoins) tinham 30% menos chances de desenvolver problemas cardíacos, comparado com pessoas que não comem nozes regularmente, além de 15% menos chances de apresentar câncer e probabilidade de morte prematura reduzida em 22%. Os riscos de morte por doença respiratória das pessoas que faziam parte do estudo caíram pela metade e a chance de desenvolver diabetes caiu em 40%.
Foram comprovados os diversos benefícios de comer nozes regularmente, porém é recomendado moderação, pois pessoas que comiam mais de 20g delas por dia não demonstraram melhoras significativas na saúde no decorrer dos estudos.